Divulgar site gratis
Share |

Cientistas descobrem como apagar memórias ruins do cérebro!

Postado por Thi@go sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fonte: Não Acredito


Como a RPN pode voltar a crescer, os pesquisadores sugerem que, em teoria, é possível degradar temporariamente a RPN em seres humanos para apagar permanentemente uma memória traumática específica, sem causar qualquer dano a longo prazo para a memória.
Porém, seria necessário identificar uma fonte potencial de trauma, como no caso de soldados indo para a guerra, e injetar uma enzima para degradar a RPN antes do evento traumático, o que facilitaria a eliminação da memória desse acontecimento mais tarde, usando a terapia de extinção.
 
 
 Já com as pessoas que já sofrem de memórias de medo, seria ideal focar apenas na remoção de receptores de cálcio-permeável dos neurônios na amídala, componente chave do apagamento de memória na infância. Incentivar a sua remoção em adultos pode aumentar a capacidade de apagar memórias.


Método chamado de terapia de extinção,promete fazer voce esquecer memórias traumáticas… brilho eterno
Quem já assistiu o famoso filme,”Brilho Eterno de uma mente sem lembranças” com Jim carrey e kate winslet,certamente já imaginou,como seria poder apagar memórias indesejadas,ou simplesmente esquecer que conheceu determinada pessoa.Pois bem,ao que parece,a vida real brevemente poderá imitar a ficção em breve.
Em estudo recente,Cientistas estão estudando formas de fazer as pessoas apagarem suas memórias traumáticas, na esperança de ajudar pessoas com transtorno de estresse pós-traumático e fobias.A maioria dos métodos até agora inventados dependem de uma terapia comportamental chamada extinção, na qual os médicos imitam sinais de ameaça em ambientes seguros, na esperança de eliminar as associações que os pacientes fazem com o medo.Essa terapia pode aliviar os sintomas, mas, no adulto, o medo da memória original ainda permanece. Isto significa que o medo pode potencialmente ser revivido no futuro.
Agora, uma nova técnica parece ter a cura para isso: retornar o cérebro temporariamente a um estado de criança pode ajudar a apagar permanentemente uma memória traumática específica.A pista para descobrir como eliminar permanentemente essas memórias veio de uma pesquisa com ratos jovens. Com eles, a terapia de extinção apaga completamente a memória do medo, que não pode ser recuperada.
Identificar as alterações relevantes no cérebro dos ratos entre a infância e a fase juvenil pode ajudar os pesquisadores a recriar aspectos do sistema quando criança e induzir o “apagamento” da memória nas pessoas.
Nos ratos jovens, a perda da capacidade de apagar uma memória traumática coincide com o surgimento da rede perineuronal (RPN) no cérebro. A rede é uma estrutura de glicoproteína altamente organizada que envolve neurônios em áreas do cérebro como a amígdala, responsável pelo processamento do medo.
Segundo os cientistas, isso aponta para um possível papel da RPN na proteção de memórias do medo. Destruir a RPN nas pessoas deve retornar o sistema delas a um estado infantil.Nos ratos, tanto os jovens quanto os adultos, a destruição da RPN impede a recuperação de memórias de medo.
Outra das técnicas mais promissoras aproveita um breve período em que o cérebro adulto se assemelha ao de uma criança, e fica maleável. O processo de se reavivar uma memória, chamado “reconsolidação”, parece tornar essa memória maleável por algumas horas. Durante este tempo, ela pode ser adaptada e mesmo potencialmente excluída.
Pesquisadores americanos testaram essa teoria, apresentando um quadrado azul a voluntários, ao mesmo tempo em que lhes administravam um pequeno choque elétrico. Mais tarde, os voluntários apenas viram o quadrado azul, enquanto a equipe media pequenas mudanças na produção de suor, uma resposta ao medo.
Um dia depois, os pesquisadores lembraram essa memória de medo para alguns dos voluntários apenas uma vez, mostrando-lhes o quadrado e dando-lhe um choque novamente, consequentemente ativando a memória. Durante esta janela de reconsolidação, os pesquisadores tentaram manipular a memória por vezes expondo os voluntários apenas ao quadrado azul.
Esses voluntários produziram uma resposta de suor significativamente menor no dia seguinte, em comparação com aqueles que receberam apenas a terapia de extinção, sem reconsolidação. Além do mais, a sua perda de memória foi permanente.
Um ano depois, 1/3 dos voluntários voltou. Aqueles que receberam apenas a terapia de extinção (viram só o quadrado azul) mostraram uma resposta de medo elevada quando o viram, mas aqueles que receberam a terapia de extinção durante a reconsolidação (levaram choque novamente) não mostraram nenhuma reação de medo.Atualmente, o estudo prossegue,mas muitos e muitos testes e pesquisas terão de ser realizados para que a técnica chegue aos consultórios médicos.
Mas aqui entre nós,você faria este tratamento se estivesse disponível?



8 comentários

  1. Nossa, apaga memórias muito radical, já inventaram tudo nesse vida
    -
    Já peguei seu Banner,o Banner que você fez ficou lindo.

    #Beijos e sucesso
    http://semfreiosblog.blogspot.com

     
  2. Thi@go Says:
  3. Este comentário foi removido pelo autor.  
  4. Thi@go Says:
  5. Este comentário foi removido pelo autor.  
  6. Thi@go Says:
  7. Este comentário foi removido pelo autor.  
  8. Thi@go Says:
  9. Mayara olha a melhor invenção que o ser Humano pode fazer é conseguir apaga as lembranças ruins, isso seria o avanço mas bem sucedido pelos cientistas.

     
  10. Thi@go Says:
  11. PCA sucesso pra todos nós
    Blogueiros

     
  12. Thi@go Says:
  13. As vezes eu axo que perde as "LEMBRANÇAS RUINS" é bão
    e ao mesmo tempo eu axo que n é bão
    Porque as Lembranças RUINS Nos Ensina COMO NÃO COMETER ERROS ^^

     
  14. Thi@go Says:
  15. Este comentário foi removido pelo autor.  

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe as matérias do blog

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Powered by FeedBurner

thianyblog@yahoo.com.br
Entertainment blogs

PARCEIROS TOP

À toa na net
UAZAA! LinkLog RgCidade Seteponto7 Sem freios Caixa de dicas Uberon Favorit

Contato online

Thianyblog@hotmail.com
OU

DEIXE SEU RECADO

Vale o Click !!!

POP LINK'S

Followers

REDES SOCIAIS

120 x 60

+ 

Click aqui