A bela Ilha da Trindade, onde o sol nasce primeiro no Brasil. Histórias de Piratas e OVNIs
As fotografias tiradas por Almiro Baraúna durante uma viagem à Ilha da Trindade, a mais oriental do Brasil, que fica a 1.200 km da costa do Espírito Santo, é até hoje o mais misterioso e discutido caso da Ufologia Brasileira, tendo repercussão mundial, devido à qualidade das imagens.
O navio Almirante Saldanha estava ancorado ao largo da ilha da Trindade naquele 16 de Janeiro de 1958, realizando medições e pesquisas para o "Ano Geofísico Internacional", quando por volta das 12:15 hs vários marinheiros notaram um estranho objeto em formato de disco sobrevoando a ilha a grande velocidade.
Um de seus tripulantes, Almiro Baraúna, era um fotógrafo profissional que estava documentando a expedição.
Almiro, o autor das fotos, faleceu em 2001
E num golpe de sorte, naquela manhã de 16 de Janeiro Almiro estava no convés tirando fotos do recolhimento do pequeno bote que levava os marinheiros para a ilha, e conseguiu enquadrar o OVNI em 4 das 6 fotografias que tirou num convés em polvorosa, onde 40 tripulantes se acotovelavam para ver a estranha aparição.
Estas 4 fotografias onde um disco aparece sobrevoando a árida Ilha da Trindade entraram para a história.
Após o evento, oficiais à bordo do navio interrogaram e verificaram todos os negativos, e a revelação foi executada no próprio navio, onde todas as testemunhas atestaram que as imagens obtidas eram fiéis aos eventos que haviam observado anteriormente, afastando qualquer possibilidade de fraude por parte de Almiro.
Mesmo assim, os negativos foram retidos e enviados para análises detalhadas do Estado Maior das Forças Armadas, e 1 mês depois, após inúmeras verificações que não constataram nenhuma anormalidade, o próprio Presidente da República, Juscelino Kubitschek, liberou Almiro a divulgar as fotos na imprensa.
As fotos foram divulgadas na imprensa brasileira e internacional, causando furor na época, sendo publicadas em jornais e revistas de grande circulação.
Manchete da época
Há relatos de que dias antes da publicação das fotos na imprensa, o General da Força Aérea Americana Thomas Darey chegou ao Rio de Janeiro para comparar as fotos do "Caso da Trindade" com outras obtidas em outros locais do globo.
O Governo Brasileiro nunca negou o evento, e Juscelino divulgou oficialmente as fotografias de Almiro
A Marinha Brasileira nunca negou o evento, e existem documentos e laudos oficiais disponíveis para consulta.
Outros especialistas muito especularam sobre a veracidade das fotos, principalmente pelo fato de que Almiro era especialista em sobreposição de imagens, exposição dupla de negativos e outros efeitos fotográficos da era da fotografia química. Investigações levantaram a hipótese de que o objeto que aparecia nas fotos era um avião do modelo TWIN BONANZA, mas esta teoria é muito questionada, pois um avião deste tipo não teria motivo e nem autonomia para voar no meio do Oceano Atlântico, visto que a ilha sequer possuía pista de pouso.
Parte do relatório que explicava que o OVNI era um avião Twin Bonanza.
Modelo Twin Bonanza. Seria ele o OVNI ?
Se Almiro foi ou não um fraudador nunca saberemos, pois suas técnicas e motivos perderam-se nas brumas do tempo, após a morte de Amilar Vieira Filho, última testemunha viva do Caso Trindade, em Junho de 2008 (ele foi assassinado durante uma tentativa de assalto).
Porém, de qualquer forma, Almiro Baraúna entrou para a história como autor de algumas das mais impressionantes sequências fotográficas da Ufologia mundial.
0 comentários