Divulgar site gratis
Share |

Rádio americana diz ter descoberto fórmula da Coca-Cola

Postado por Anynha sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Segundo produtores do programa 'This American Life', um antigo livro de boticário contém a receita guardada em segredo há 125 anos. A Coca-Cola nega





Produtores de um programa de rádio americano afirmam ter descoberto a fórmula secreta da Coca-Cola, mantida em sigilo há 125 anos. A equipe do This American Life conta ter encontrado a receita por acaso nas páginas do Atlanta Journal-Constitution, jornal da cidade natal do refrigerante. Publicada em dia 18 de fevereiro de 1979, uma reportagem do jornal sobre a história da Coca-Cola contém uma fotografia do que seria a receita original do inventor da bebida, John Pemberton, anotada em um livro de boticário que foi passado de geração em geração.
De posse da receita, os produtores pediram a dois fabricantes de refrigerante dos Estados Unidos que produzissem amostras a partir de suas instruções. Um grupo de especialistas e amantes da bebida foi então reunido para uma sessão de degustação, e, segundo o site da rádio, a maioria não encontrou diferenças.
O livro com a receita foi encontrado com uma viúva na cidade Griffin, no estado da Geórgia. Ela afirma que o marido foi companheiro de pesca de um editor do Atlanta Journal-Constitution. O caderno mostrado na reportagem foi trancado em um cofre.
"Não é essa" - A Coca-Cola, claro, nega tudo. Em entrevista à rede de notícias americana ABC, Kerry Tressler, porta-voz da empresa, afirmou que "muitos já tentaram desvendar a fórmula secreta". E fez um desafio: "Podem tentar à vontade, só existe uma receita de verdade, que não é essa". De fato, não é a primeira vez que alguém alega ter descoberto a fórmula do refrigerante mais famoso do mundo. O livro Por Deus, Pela Pátria e pela Coca-Cola (Ediouro, 1993) que conta a história da Coca-Cola, também revela uma versão da receita, que teria vindo do caderno de anotações de Pemberton. A fórmula publicada no livro é diferente da descoberta pelos produtores do programa de rádio.
Atlanta Journal-Constitution
Essa seria a receita original da Coca-Cola, escrita a mão em um caderno de boticário passado de geração em geração
A fórmula secreta: escrita em um caderno de boticário, passado de geração em geração
Ingrediente secreto - Embora muitas empresas, como a Pepsi, tenham deduzido a maioria dos ingredientes, nenhuma conseguiu descobrir como reproduzir o aromatizante "7X", que dá sabor a Coca-Cola. "Apenas duas pessoas sabem a fórmula original, e elas nunca viajam no mesmo avião, caso aconteça um acidente", afirmou ao programa de rádio o historiador Mark Pendergrast, autor de Por Deus, Pela Pátria e pela Coca-Cola.
Confira a fórmula publicada no site do programa de rádio americano:
Xarope


Extrato de fluido de coca: 11 mL
Ácido Cítrico: 240 mL
Cafeína: 80 mL
Açúcar: 30 (unidade de medida ilegível)
Água: 9,5 L
Suco de limão: 1 L
Baunilha: 80 mL
Caramelo: 120 mL ou mais para dar coloração


7X, o aromatizante secreto (160 mL para cada 19 L de xarope)


Álcool: 640 mL
Óleo de laranja: 20 gotas
Óleo de limão: 30 gotas
Óleo de noz-moscada: 10 gotas
Óleo de coentro: 5 gotas
Óleo de Neroli (feito a partir de flores de laranja): 10 gotas
Óleo de canela: 10 gotas

Facebook.TwitterOrkut FeedBurner

0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe as matérias do blog

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Powered by FeedBurner

thianyblog@yahoo.com.br
Entertainment blogs

PARCEIROS TOP

À toa na net
UAZAA! LinkLog RgCidade Seteponto7 Sem freios Caixa de dicas Uberon Favorit

Contato online

Thianyblog@hotmail.com
OU

DEIXE SEU RECADO

Vale o Click !!!

POP LINK'S

Followers

REDES SOCIAIS

120 x 60

+ 

Click aqui